Depoimentos

Uma Reflexão sobre a importância do estágio na vida do acadêmico

Segundo o dicionário de língua portuguesa o estágio é um período pelo qual uma pessoa ou um grupo exerce uma atividade temporária, com vista a sua formação ou aperfeiçoamento. Eu vou além desta definição. Estágio é a oportunidade de o acadêmico vivenciar na prática aquilo que lhe é lecionado, ou talvez “vomitado” nas longas aulas teóricas de um semestre. O estágio é a chance de o aluno observar as condutas do profissional perante situações imprevisíveis no seu dia a dia. É o momento em que o aluno amadurece na sua formação e passa a ter uma visão mais crítica em relação à profissão de escolha.
É visível como um aluno de faculdade evolui durante um curso, são trabalhos, provas, quebra do elo familiar, novas responsabilidades e exigências que fazem com que o acadêmico se transforme, em uma velocidade exorbitante, de um mero adolescente sonhador a um respeitado projeto de futuro. Mas, acredito eu, que o momento mais crucial para a conversão deste projeto em realidade, é aquele em que o aluno passa a não se contentar com o conteúdo ministrado em salas de aula, e busca na forma de estágios, leitura de livros, revistas e artigos, uma alternativa para aprimorar o seu conhecimento.
Existem formas diferentes de se conseguir um estágio, como realizando provas, por excesso de vagas, por amizade com um professor, ou então pela forma que eu considero a mais justa, mais admirável e mais plausível em um aluno, o garantia da vaga pelo seu comprometimento e dedicação. Foi desta forma que eu vi muitos colegas ingressando no estágio mais desejado do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Foi assim, que sábados e domingos ensolarados foram tratados por mim como dias comuns, madrugadas como horários comerciais, e as férias como período letivo, para que eu pudesse então, garantir minha vaga na equipe de estagiários da Cirurgia Bucomaxilo.
A partir de então convivi durante meses com pessoas repletas de sabedoria, habilidades invejáveis, e acima de tudo pessoas com a capacidade de reconhecer seus erros, defeitos e limitações. Percebi que dentro de uma hierarquia, uma peça se junta a outra para que seja possível a construção de uma base forte, e que o aluno passa a compreender e valorizar o trabalho em equipe, fazendo com maior eficiência suas obrigações, tornando o trabalho do residente mais produtivo, menos estressante, e de maior qualidade.
É inquestionável a importância do estágio na vida do acadêmico. Ele é um momento de amadurecimento, aprendizado, oportunidades e respostas, e que se bem aproveitado pode se tornar uma peça chave para a garantia do sucesso.

            Por Marcello Piacentini, Estagiário do Núcleo de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade Federal de Santa Catarina desde julho de 2010

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Adaptado por Liliana Mores